Uma meta sem um plano é apenas um sonho.
Ao final de cada ano, é comum que cada um reveja suas metas e objetivos. É nessa época que a maioria faz uma retrospectiva do ano que se passou e avalia o caminho traçado até então.
Mas como estão seus objetivos? Muitos foram esquecidos no meio do caminho? Conseguiu atingir o que queria?
Não se assuste caso você não tenha alcançado seu alvo. Você não está sozinho, pois isso é extremamente comum e costumamos adiar a concretização dessas metas. Porém, nunca é tarde para rever o que você deseja e traçar os passos para alcançar. Para auxiliar nesse processo, elabore um plano de ação. Primeiro escreva seus objetivos em cada área de sua vida. Alguns exemplos:
Saúde:
– Objetivo: reduzir o peso / manter-se saudável
Trabalho:
– Objetivo: Ter maior envolvimento com minha área profissional para me destacar
Em seguida, anote as metas que você deverá alcançar. Quanto mais objetiva e clara, mais fácil será para conseguir. Elas precisam ser específicas e possíveis de serem alcançadas. É imprescindível que você seja realista nesse planejamento e tenha foco nele. Portanto, delimite bem o tempo para conclusão e defina quantas metas forem necessárias para você. Lembre-se também de revê-las diariamente e marque quais já foram atingidas. Completando os exemplos, temos:
Saúde:
– Objetivo: reduzir o peso / manter-se saudável
– Primeira meta: Perder sete quilos em um ano
– Segunda meta: Consumir frutas, legumes e vegetais diariamente
– Terceira meta: Interromper o consumo de refrigerante
Trabalho:
– Objetivo: Ter maior envolvimento com minha área profissional para me destacar
– Primeira meta: participar de uma palestra por mês
– Segunda meta: Ler um livro da minha área a cada três meses
– Terceira meta: Procurar um grupo de estudos para participar
No decorrer do ano, é aconselhável acrescentar o que você julgar necessário.
A partir disso, anote as ações imediatas que você precisa tomar, como se matricular em uma academia, economizar dinheiro para conseguir o que está no seu planejamento (para casos de pessoas que querem comprar um carro ou viajar, por exemplo), sempre lembrando que você precisa agir diariamente para realizar as metas e só posteriormente alcançar o objetivo final.
Para alguns, esse processo pode parecer óbvio. Para outros, um pouco difícil. O importante é se conhecer e observar o que funciona para você. Porém, ao traçar um plano de ação bem delineado e organizado, as chances de obter sucesso são maiores. Isso exige dedicação, disciplina e trabalho duro. Se estiver difícil realizar isso sozinho, procure ajuda profissional.
Você sairá da sua zona de conforto, mas estará cada vez mais perto dos seus sonhos.
Aproveite o fim do ano para rever seus objetivos e pensar como irá agir para alcançá-los!