Esse questionamento costuma surgir durante o curso de graduação ou após um período de insatisfação com a carreira escolhida.
Primeiramente, é importante lembrar que todo curso e profissão tem momentos prazerosos e agradáveis, mas também momentos difíceis e desanimadores.
Antes de tomar qualquer decisão, algumas ponderações devem ser feitas, não importa qual seja sua situação:
– Por que você escolheu essa profissão / curso?
– Você já possui conhecimento sobre todas as possibilidade de atuação dentro da sua área, pensando nos tipos de trabalho que podem ser exercidos?
– Você se imagina atuando em uma dessas áreas ou consegue enxergar um futuro agradável na sua profissão atual?
– Quais fatores te levaram a realizar essa escolha profissional / de carreira?
– Quais fatores fizeram você desgostar da profissão/ curso? Analise os todos os fatores possíveis, como aqueles relacionados à rotina de trabalho, conteúdos estudados, possibilidades de ascensão na profissão, dificuldades de encontrar emprego, identificação, satisfação pessoal, salário ambientes, etc.
– Quais os prós e contras da mudança de profissão? E de persistir na atual? Elabore um quadro, se necessário, e anote todos os aspectos que você encontrar, para analisar com mais facilidade depois.
– Quais são seus objetivos a CURTO, MÉDIO e LONGO prazo?
Para quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve! Por isso, é extremamente importante conhecer seus sonhos e objetivos, estabelecendo metas para alcançá-los. Com essa consciência, você tem menos chances de posteriormente se arrepender por não saber qual rumo sua vida está tomando. Porém, estabeleça METAS CLARAS.
Um psicólogo pode te ajudar nesse processo!
– A profissão possibilita a realização desses objetivos?
Em relação à faculdade, é importante lembrar que o curso é apenas um caminho a ser trilhado para chegar em algo maior. Analise se você está disposto a enfrentar os desafios que surgirão, lembrando-se que eles são comuns em qualquer profissão.
Enfim, essas perguntas são apenas uma base para repensar sua escolha ou confirmá-la. A motivação é o que te fará começar, mas os hábitos que farão você continuar. Sua satisfação no dia a dia, motivação, determinação e realização são essenciais para sua felicidade na escolha de carreira ou profissional.
O quanto você está disposto a batalhar para ser o profissional dessa área? Pensa sobre isso!
Caso esteja com dificuldades na tomada de decisão, procure um psicólogo para te ajudar!
– Psicoterapia e Orientação Profissional em BH | (31) 99293-8268
– Palestras para adolescentes, adultos e idosos
– Entre em contato, espero você!