Dicas para envelhecer com qualidade

preparado_env_nathalya-781x512 Sem categoria

Fazer exercícios físicos, estimular a mente, alimentar-se bem… Podemos dizer que já estamos carecas de saber que esses são fatores ESSENCIAIS para envelhecer bem, não é mesmo? Mas, além disso, o que mais podemos fazer?

Abaixo, seguem algumas dicas relacionadas à nossa saúde mental que podem auxiliar na redução de arrependimentos, angústias e sentimentos depressivos na terceira idade! O idoso que você será depende do adulto que é agora!

1 – Faça mais o que te faz FELIZ! Procure, na medida do possível, associar seu trabalho aos seus gostos e valores. Além disso, procure realizar atividades de lazer que promovam bem estar, criatividade e que fortaleçam laços de amizade e /ou familiares.

2 – Cultive PENSAMENTOS funcionais! Nossa mente costuma mentir constantemente, portanto QUESTIONE sempre. Frequentemente nossos pensamentos podem apresentar uma visão distorcia da realidade, com conteúdo excessivamente negativo ou crítico. No início, pode parecer mais díficil, mas na medida em que questionamos, esses pensamentos perdem a força. Lembre-se, não é porque surgiu algo em minha mente que isso de fato é verdade! Busque outras maneiras de interpretar a mesma situação e também tente encontrar evidências de que esse pensamento não é verdadeiro. Assim, a tendência de AUTOSSABOTAGEM será bem menor.

3 – Exercite o perdão. Perdoe a si mesmo e aprenda com seus erros. ACEITE-SE como você é, busque MUDAR o que está ao seu alcance e reconheça suas limitações. Peça perdão ao outro sempre que sentir necessidade, reconhecendo seus erros. Além disso, aceite o perdão!

4 – COMEMORE! Você merece! Lembre-se de sempre se parabenizar por cada pequena conquista, por cada mudança alcançada ou desejo realizado! Nossa caminhada é repleta de percalços e pode ser árdua, portanto precisamos lembrar de filtrar também o que foi bom! Motivação vem de dentro. E é igual banho, precisamos tomar todos os dias! rs

5 – Mantenha contatos afetivos e fique perto de quem você ama! A nossa percepção sobre suporte social pode promover maior resiliência e diminuir a sensação de solidão, tão comum na terceira idade.

6 – Estabeleça metas para conseguir alcançar seus objetivos. A frustração por não ter se organizada pode ser grande à longo prazo. Primeiramente, estimule seu AUTOCONHECIMENTO e busque encontrar o que realmente deseja. Então, estabeleça pequenos passos diários. Para dicas sobre isso, acesse o texto Transforme seus objetivos em metas.

7 – Seja mais empático! Colocar-se no lugar do outro, genuinamente e sem julgamentos, poderá mudar sua maneira de se relacionar, além de reduzir a quantidade de conflitos.

8 – Expresse seus sentimentos de maneira empática! Permita que o outro saiba como você se sente e promova mais conexões íntimas, com abertura para a espontaneidade e acolhimento nos momentos difíceis!

9 – Saia a zona de conforte e lute pelo que te fará ser mais feliz.

Essas dicas estão relacionadas aos principais arrependimentos que as pessoas costumam ter. Aprenda com o outro e VIVA intensamente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *