Estranhou a frase da imagem? A violência contra o idoso não é apenas física e pode estar acontecendo perto de você! Infelizmente, os maus tratos. físicos e psicológicos são mais comuns do que imaginamos.
A campanha de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa direciona-se contra a violência doméstica exercida sobre esse público, visando a sensibilização da população para esta problemática. O mês de junho é dedicado à essa causa!
Especialistas consideram que a agressão contra idosos é um tipo de violência doméstica silenciosa, pois além de ser de difícil notificação – por causa da dependência ou da mobilidade reduzida das vítimas -, a maior parte dos agressores são parentes. A antropóloga Amanda Marques de Oliveira, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), constatou em sua pesquisa que no caso dos homens, o principal agressor é o filho, seguido do neto e do genro. Marido, genro e nora, nessa ordem, são os que mais agridem as idosas.
Os gráficos abaixo ilustram que das 171 notificações diárias, em média, de violação dos direitos dos idosos, a maior parte (39%) é por omissão de cuidados em geral, dos próprios familiares. Em seguida, estão registros de violência psicológica (26,1%), abuso financeiro (20%) e violência física (13,8%).

Apesar do aumento das notificações de maus-tratos contra a pessoa idosa, os números ainda não expressam a realidade. Ainda é forte a tendência a omitir a agressão, principalmente quando há um forte vínculo entre o idoso e o agressor.
▶ Calar-se é permitir, denunciar é proteger! Nunca é tarde para uma vida sem violência. Disque 100! ☎ 1⃣0⃣0⃣
.