Você se sabota?

auto_sabotagem-781x512 Autoconhecimento Crescimento Pessoal Profissão Terapia

aspas Autoconhecimento Crescimento Pessoal Profissão Terapia  SE VOCÊ DESENVOLVE HÁBITOS DE SUCESSO, VOCÊ FARÁ DO SUCESSO UM HÁBITO! (Michael Angier)

Você já fez algo mesmo sabendo que o resultado seria super prejudicial pra si mesmo? Você inicia e termina uma dieta inúmeras vezes porque sempre acaba cedendo? Já se atrasou para um compromisso que você sabia que era importante? Ou sempre deixa suas tarefas e projetos pela metade?
Porque cometemos os MESMOS ERROS, mesmo sabendo que isso trará prejuízos ou sofrimento?

 

A autossabotagem ocorre quando adotamos comportamentos que prejudicam nossa vida em algum aspecto, criando obstáculos para a realização das tarefas. Muitas vezes, já conhecemos o erro e sabemos que as consequência serão ruim. Então, porque persistimos nisso?

A autossabotagem é um HÁBITO que adquirimos com o tempo, ou seja, repetimos determinados comportamentos de maneira natural com determinada frequência, até que isso se torna um padrão sem percebermos claramente. Como todo hábito, podemos mudá-lo quando temos persistência e foco.

 

Então, O QUE POSSO FAZER?

Para alterar esse padrão comportamental, o autoconhecimento é um ponto crucial! Observe quais frases você usa com frequência, por exemplo: “farei na segunda“, “já fiz a dieta tão bem até agora, vou me permitir um escorregão “, ou “não preciso me dedicar tanto a esse trabalho, assim já está bom“.

Costumamos também interpretar a realidade de maneira errônea, alegando, por exemplo, que não conseguirá fazer, que é muito chato, que não dará tempo ou que não alcançará o que tanto deseja. Nossas crenças LIMITANTES estão muito associadas com a autossabotagem!

 

Para evitar cair nas suas prórpias armadilhas, sempre QUESTIONE suas desculpas ou pesamentos, avaliando os benefícios que terá que se fizer ou pensar de maneira diferente. RELEMBRE o porquê você está fazendo determinada atividade ou dieta, pois comumente esquecemos qual é o nosso objetivo final e acabamos desanimando.

 

Diariamente, estabeleça uma meta e faça uma associação com seus objetivos. Relembre tudo que você já conquistou e o que ainda almeja alcançar. A motivação também vem com esses hábitos!

 

Enfrente seus medos e respeito seu tempo. Procure, diariamente, colocar uma ideia em ação para alcançar o que você deseja, seja a curto, médio ou longo prazo. Comece JÁ!

Esse é apenas um pequeno resumo sobre o tema! Fique de olho nas futuras postagens!

Quer saber um pouquinho mais sobre crenças limitantes? Acesse o texto: Você NÃO é sua crença limitante!

 

Caso esteja com dificuldades, procure um psicólogo para te ajudar!

– Psicoterapia e Orientação Profissional em BH | (31) 99293-8268

– Palestras para adolescentes, adultos e idosos

– Entre em contato, espero você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *